terça-feira, 29 de março de 2011

Cuidado com o uso de novas tecnologias para o ensino: A metodologia sempre será o fundamental.

A confirmação acima foi relatada no VII Empec na apresentação de um artigo, neste artigo se relata os resultados de um curso para professores promovido na Universidade Federal de São Carlos, focado no uso de ferramentas Web 2.0 para compartilhar conhecimentos sobre Astronomia.
Conhecedores da insuficiente bibliografia disponível para o uso no ensino sobre a astronomia nos ensinos fundamental e médio, foram propostos para esses professores que após uma preparação teórica e prática sobre a astronomia, participariam de oficinas para utilizarem ferramentas Web 2.0 em função da melhoria do ensino de física, dentre as ferramentas utilizadas nestas oficinas podemos citar: jogo de RPG temático em astronomia; produção de blogs; produção de webvídeo usando estruturas narrativas tradicionais; produção e compartilhamento de fotografias e bookmarks de sites da internet.
Ao fim do curso, os professores mostraram-se capazes de utilizar a maioria das ferramentas até mesmo com certa facilidade, conseguiram selecionar conteúdos, localizar fontes de informações confiáveis, relacionar texto e imagem entre outras contribuições para o currículo deles porém, um determinado problema já existente nas nossas salas de aulas permaneciam nas suas estratégias de ensino utilizando as ferramentas Web 2.0, esse problema implica no fato dos professores utilizarem suas metodologias quase sempre tradicionais de ensino para elaboras aulas, projetos entre outros utilizando tais ferramentas. 
A utilização dessas ferramentas aplicadas a planos de aulas elaborados sobre uma perspectiva tradicionalista de nada valia e justificaria o uso de novas tecnologias no ensino de física e assim também no ensino de uma forma geral, o professor deve utilizar tais ferramentas não para facilitar o trabalho que eles já faziam antes mas sim, para por em praticas metodologias que propiciem momentos de discussão, participação, colaboração de todos numa sala de aula.

Para mais detalhes, veja o artigo: www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/7enpec/pdfs/481.pdf

Um comentário: