terça-feira, 5 de abril de 2011

Uso de Tic's no ensino de Física: o caso do Open Movie Editor.

           A educação vive atualmente um paradoxo: a coexistência de um sistema de ensino tradicional com uma sociedade que desenvolve e acumula informações de forma exponencial. A grande quantidade de recursos como animações, simulações, softwares e vídeos disponíveis na internet criam expectativa quanto ao uso da informática como solução dos problemas que afligem o ensino de ciências considerada a “vareta mágica” da educação no século XXI. 
          Considerando o papel fundamental da atividade experimental para a aprendizagem de  ciências, as argumentações apresentadas anteriormente remetem a busca por estratégias alternativas que explorem o fenômeno físico de forma integral, tanto do ponto de vista do envolvimento dos estudantes desde a concepção da própria atividade experimental, quanto do reconhecimento da natureza da ciência e dos aspectos que estruturam esse conhecimento. 


         As novas gerações e suas novas maneiras de lidarem com a informação


          A evolução de tecnologias da informação e comunicação leva ao enfrentamento da escola com a acessibilidade para os alunos de recursos como o celular, a câmera digital e o computador, que deveriam ser incorporados de forma vantajosa às práticas pedagógicas. Em especial no ensino de física, fenômenos podem ser facilmente gravados em vídeo, por professores e/ou alunos, e trabalhados com diversos enfoques: fenomenológico, epistemológico, tecnológico, dentre outros.
Esta estratégia é contemplada em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais + para o Ensino Médio do Ministério da Educação e o Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil do Ministério da Ciência e Tecnologia. Estes valorizam a produção independente por parte dos estudantes ao alertarem para a necessidade de uso de multimeios em estratégias escolares a fim de facilitar competências esperadas ao final da escolaridade básica, das quais se destaca, na área de Ciências da Natureza e Matemática, a elaboração de comunicação oral ou escrita para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, etc. A produção independente de um vídeo pelos próprios estudantes é uma possibilidade de inovação, à medida que representa uma proposta atraente para a sala de aula onde os alunos estão habituados, via de regra, à comunicação unidirecional do professor. O potencial pedagógico da câmera de vídeo reside na possibilidade dos estudantes a utilizarem para externalizar suas idéias, seu pensamento criativo, permitindo produzir imagens de situações físicas representativas dos modelos físicos conceituais previamente escolarizados  e, desta forma, descobrir novas possibilidades de expressão fazer experiências de grupo em um esforço de criação coletiva, experimentar e experimentar-se.



       Exemplo de possível utilização do Open Movie Editor no ensino de Física



solicita-se a produção de um vídeo usando o software livre Open Movie Editor que apresentasse atividades simples de um assunto previamente estudado, as grandezas físicas envolvidas, as interações do sistema, a obtenção de dados de forma qualitativa e/ou quantitativa, e, consequentemente, uma explanação. Quanto à linguagem audiovisual específica, solicitando-se que o vídeo apresentasse os seguintes atributos:

·         sequência lógica;
·          clareza de comunicação (oral, escrita e imagem);
·          autonomia conceitual (autoexplicativo);
·          curta duração (2 a 4 minutos).

É importante salientar que não se pretende avaliar a habilidade instrumental por parte dos estudantes quanto à construção do sistema utilizado. Para tanto, permite-se que eles utilizassem tanto materiais disponíveis no laboratório didático de física da escola como materiais obtidos a baixo custo e construídos por eles.

Uma das vantagens desta estratégia alternativa em relação ao laboratório tradicional é o aumento da responsabilidade assumida pelo estudante na produção do vídeo, que solicita engajamento intelectual através da pesquisa sobre o assunto, levantamento dos conceitos chave e a criação da situação experimental, que será testada, modificada e verificada o quanto for necessário.
Estes elementos são determinantes para a aprendizagem de ciências naturais, principalmente por fazer com que o estudante de forma autônoma busque a compreensão dos conteúdos, reconheça grandezas relevantes que são apresentadas como símbolos abstratos na teoria, entendendo assim a relação entre grandezas físicas e suas medições, e, desta forma, resolva problemas inerentes à situação experimental que ele propôs apresentar filmar.


Referência: Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, 4401 (2010) www.sbfisica.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário